segunda-feira, 23 de março de 2015

O Problema da Honra


‘Não existe Honra, sem Maturidade.’

O que é a Honra?

Honra é seguir determinados princípios e condutas dentro de alguma ideologia ou filosofia adorada por uma cultura ou nação.

Qual o problema da Honra?

O problema da Honra, não se encontra na Honra em si, mas nas ideologias e Estilos de vida que utilizam a palavra Honra como bem entendem.

Vamos a alguns Exemplos:

Ø     João é cristão e para João Honra significa seguir o que o Deus dele pede e prega.
Ø     Pedro é fiel a si mesmo e acredita que Honra é honrar a si mesmo.
Ø     Paula segue uma determinada ideologia e honra para Paula é seguir ao pé da letra o que sua ideologia diz.
Ø     Fernando segue a ideologia do Nazismo, e Honra para ele é seguir a ideologia Nazista ao pé da Letra, tratando como inferiores diversos pessoas.
Ø     Thiago é Cafajeste e Tiago acredita que honra é seguir aquilo que acredita.
Ø     Moisés é racista e acredita que Honra é não se envolver com qualquer pessoa negra.
Ø     André é um conservador forte e acredita que não se envolver com Vadias, mulheres rodadas é o que o torna um homem honrado.
Ø     Gilberto é fanático e acredita que a ideologia que segue oferece a Honra que ele tanto esperou.

Esse é o problema da Honra do qual pode ser utilizado como a pessoa bem entender. Basta ser fiel a si mesmo, ou seguir alguma ideologia ou ter algum estilo de vida e colocar a palavra ‘Honra’ no meio.

Como Resolvemos este problema?

Durante muito tempo, tive dificuldades em conseguir uma solução para resolver o problema, acredito que depois de muito estudo e trabalho, finalmente tenho uma solução para o problema. A solução para o problema se chama Maturidade.

A Maturidade me guiou através de novos limites, e compreendi certos pontos importantes, tais como:

Ø     Devemos honrar a família, porém respeito é conquistado e não doado de graça. Neste caso, honrar pai e mãe vai depender de como o pai e mãe nos tratam. Se nos tratam mal, então existe um problema. Mesmo que honremos a família, não honramos atitudes imaturas por parte dos membros da família.

No exemplo acima, encontramos um padrão dentro da Honra. Um pai que agride o filho, é visto como não honrado. Nós decidimos que agressões são desnecessárias para criar um filho. Mesmo que não queiramos, aceitamos que certas atitudes e posturas não são honradas e não merecem ser honradas.

Em todos os lugares do qual a palavra Honra é utilizada dentro deste contexto demonstrado, encontramos que o que é honrado e o que não é honrado, é baseado na cultura. Porém existem culturas bizarras da qual jamais aceitaríamos tal posição como justa, honesta e merecedora da palavra maturidade.

Existem muitos exemplos, tais como, lugares no mundo aonde é natural e comum que crianças de 5,6,7 anos se casem com homens de 25, 30 anos. Em outros lugares, algumas famílias para se unirem obriga mulheres e homens a se envolverem com quem não desejam, inclusive em alguns lugares nos dias de hoje diversas mulheres são amarradas como prisioneiras e levadas para serem obrigadas a se casarem com quem não querem se casar.

Para as pessoas dentro da cultura mencionada acima, segui-la é visto como algo honroso de ser feito. Ainda bem que essa cultura não pegou aqui no Brasil. Segundo a ONU cerca de cinco mil mulheres morrem por ano em nome da honra utilizada em algumas culturas.

Uma vez tive o privilégio de escrever sobre a Honra e a forma da qual a Filosofia da Real utiliza. Poderia ter feito a comparação com qualquer outra ideologia, mas neste caso fiz especificamente para questionar a forma como a Honra era utilizada. Então esses senhores, disseram que tais culturas utilizavam a Honra de forma equivocada e que não era bem assim. Utilizaram argumentos para defender aquilo em que acreditavam e chamaram isso de Honra. Porém, dentro desta filosofia existe um desrespeito as pessoas e uma militância contra aquilo que eles não acham correto.

Novamente esbarrei no problema da Honra.

A verdadeira Honra se encontra nos níveis mais elevados de maturidade. Trabalhando e melhorando as principais características que todos temos em comum. A Honra nada mais é do que um acordo com base na sobrevivência e na distribuição dos genes. Este ‘acordo’ pode ser encontrado em nossa constituição e em diversas Leis que protege o que foi dito e escrito na Constituição.

Resumindo a Honra se baseia no respeito, do qual é provido da conscientização e maturidade do individuo. A maturidade está além de opiniões pessoais. A maturidade está longe do fanatismo e do radicalismo.

Não podemos falar de Honra, sem falar sobre Maturidade. Somente as pessoas que possuem os níveis mais elevados de maturidade, podem dizer que possuem honra.

Honra não significa Honrar a si mesmo. Não significa honrar a ideologia que segue. Honra é baseada na conscientização, nos direitos e no respeito. Qualquer ideologia ou estilo de vida que quebre esses mandamentos não é um estilo devida adequado, já que o mesmo possuí erros na maturidade.

Os 10 mandamentos da Honra

1.                      Honrarás a Família: Honrar a família não baseia-se em apenas colocar o pão na mesa, isso é uma obrigação. Honrar a família está em adquirir o respeito de seus filhos, não por imposição de ser pai, mas porque seus filhos por livre e espontânea vontade decidiram te respeitar pelo respeito ao qual oferece a eles.

Não trair. Saber lidar com a validação e saber lidar com as emoções. Compreender como o mundo feminino funciona. Entre diversos outras questões como ser bom de sexo, ser consciente, buscar evoluir e amadurecer. Muitas famílias duram anos e anos, não enfrentam tantos problemas, pois sem querer estão se baseando em um dos principais requisitos de nossas vidas, que é a construção de uma sólida base familiar.

É necessário muito para se construir uma sólida base familiar, mas através da maturidade e da compreensão das fases e de sua importância, tais como as fases do crescimento de nossos filhos, através desta compreensão poderemos agir adequadamente conforme nossos filhos forem amadurecimento e evoluindo. A melhor parte é que, seus filhos vão te agradecer por ter educado eles baseando-se na maturidade ao invés de ensina-los naquilo em que você acredita.

2.                      Honrarás o Trabalho que coloca o pão em sua mesa

Eu sou uma das pessoas que se pudessem ficar em casa sem trabalhar e ainda receber, ficaria muito feliz. Porém, existe a responsabilidade de se buscar aquilo que queremos em vida, e uma das formas de conseguirmos o que queremos é trabalhando.

Mesmo que estejamos em um serviço muito ruim, podemos tirar algo de bom dele. Podemos aprender a lidar com as criticas, com as pessoas, melhoramos nosso desenvolvimento social, aprendemos a nos focar em um objetivo, entre diversas outras questões que nos transforma em um profissional ideal. Novamente a maturidade se faz presente, melhorando nossas características.

Mesmo que não gostemos de nosso trabalho, ele coloca o pão em nossa mesa, nos permite fazermos algum curso, nos permite viajar, nos ajuda a ter liberdade financeira e nos permite aposentar. 

Trabalhar é muito importante, não importa o serviço que faça. Honrar o trabalho não se baseia somente em ser pontual, tanto porque ser pontual é uma obrigação dentro da responsabilidade e  do acordo entre empresa e funcionário, honrar o trabalho é buscar maturidade para se tornar um profissional ideal.

3.                      Honrarás a Honestidade

Este é um mandamento muito complicado, porém é possível viver de forma honesta e lutar para que o mundo seja um lugar melhor. Muitas pessoas passam por diversas dificuldades em suas vidas e com isso acabam seguindo um caminho da desonestidade. Eles sabem disso, mas não possuem escolha. Por outro lado, temos muitos interesses e muitas pessoas para conquistarem seus interesses tendem a jogar sujo e serem desonestas. É por motivos como esses que se queremos ser honestos, devemos buscar a maturidade.

Muitas pessoas são honestas e mal sabem que está sendo enganada. Por isso é importante a maturidade. Isso lhe permite a não ser passado para trás e desta forma, consegue viver de forma mais honesta e justa.

4.                      Honrarás teu nome e suas palavras

Bem, eu sou um homem que não acredito em palavras. Tenho preferência por acordos onde ambas as partes assinam e se responsabilizam pelo que estão dizendo. Por mais que seja bacana que acordos existam em palavras, ter algo ao qual pode se agarrar quando algo dar errado, é muito melhor do que ser levado pela correnteza.

Seu nome é um de seus bens mais preciosos, uma vez que o desonre é provável ter maiores dificuldades para conquistar o respeito que tanto espera e deseja das pessoas, empresas e negócios.

Tente não sujar seu nome. Tente ser fiel a este propósito. Se der sua palavra, cumpre o que diz. Se não conseguir cumprir o que disse, é melhor reaver o problema com a pessoa, da mesma forma da qual corremos atrás para limpar nosso nome.

Um nome sujo no mercado, impede muitas pessoas de conquistarem seus objetivos, tais problemas não teriam ocorrido se a pessoa tendesse a ser fiel a responsabilidade ao utilizar um nome.

5.                      Honrarás a justiça

De certo a justiça é subjetiva, da qual é moldada segundo nossa constituição. Porém o que aceitamos como pedofilia em muitos lugares é visto como algo normal, como crianças que se casam com homens bem mais velhos. Porém, honrar a justiça é baseada na constituição e Leis de cada país.

Se em nossa constituição e Leis, diz que não é justo ter ou agir de determinada forma, é assim que será. Honrar a Justiça é seguir o que nossa Instituição e Leis dizem. Honrar a justiça é também lutar contra as injustiças, seja por parte daqueles que protegem nossas leis ou por parte daqueles que não as querem seguir.

Existem muitas ideologias em nosso país. Diversas pessoas querem obrigar outras pessoas a seguirem aquilo que eles seguem. Eles nem percebem que estão quebrando Leis e indo contra a constituição, para ter aquilo que chamam de Justiça. Porém, toda ideologia que não respeita o direito de outra pessoa, é uma ideologia falha e injusta, da qual não está respeitando a justiça provida da constituição, mas respeitando somente a ideologia que segue.  Falaremos mais sobre isso na parte do direitos.

6.                      Honrarás o conhecimento

Muitas pessoas negam o conhecimento. De fato, muitas pessoas preferem ser feliz do que investir em amadurecimento.

Muitas pessoas negam a importância do conhecimento científico, a importância do conhecimento provido pela maturidade, a importância do conhecimento sobre debates e argumentações. Muitas pessoas negam o conhecimento por diversas razões. Porém, algo que tenho percebido com frequência é que negar o conhecimento não é provido de pessoas nos níveis mais elevados de maturidade, mas sim em pessoas nos níveis mais comuns ou baixos. Neles encontramos uma vida que tende a ser baseada no instinto e no que a sociedade diz ser o correto. Tenho percebido também em diversas ideologias o fanatismo, radicalismo e extremismo. Onde o conhecimento não os alcança sobre visões estreitas, palavras que não possuem evidencias ou base para serem utilizadas. A falta de conhecimento faz um enorme estrago e como consequência da falta de conhecimento a maturidade é menor.

O conhecimento levou o homem a lua, nos trouxe uma vida bem mais confortável. Nos deu o computador, a televisão, aparelhos de som, celulares. Nos permitiu voar, nos permitiu poder utilizar o subterrâneo a nosso favor, nos permite navegar, e principalmente nos permite nos locomover com maior conforto e comodidade.

Muitas pessoas negam o conhecimento, negam a ciência,  porém utilizam de tudo aquilo que o conhecimento conquistou com o passar dos anos. Nossa educação é baseada no conhecimento, a forma como tratamos as pessoas e nossos filhos é baseado no conhecimento. O conhecimento está em todo lugar, mesmo assim muitas pessoas tendem a não respeita-lo.

O conhecimento nos tira da ignorância e nos leva a maturidade. Nossa saúde é melhor graças ao conhecimento, diversos problemas que não eram resolvidos no passado, hoje pode ser facilmente resolvidos. Porém, muitas pessoas nega a importância do conhecimento e realmente acreditam que seguir o que sentem é melhor e tem maior importância, porém, utilizam o conhecimento praticamente em tudo o que fazem, mesmo assim o negam.

Honre o conhecimento e terá uma vida melhor.

7.                      Honrarás a Razão e os Sentimentos do próximo

A razão é necessária, através dela podemos viver melhor com o próximo, termos melhores argumentos, melhores debates e principalmente temos melhores soluções para nossos problemas. De fato, todas as pessoas utilizam a razão em suas vidas, mesmo que muitas delas neguem que a utilizam.

A razão e o conhecimento nos ajudam a honrar o sentimento do próximo. De fato, nossas emoções estão longe de serem controladas por nosso consciente, porém podemos lidar com elas da melhor forma possível. Porém para isso é necessário conhecimento, do qual auxiliará a avaliar adequadamente as situações da vida.

Se amamos alguém mas não controlamos nossas emoções iremos cometer exageros e os exageros podem sufocar a pessoa, a obrigando a se afastar e assim perdemos um grande amor sem necessidade. Também podemos ser frios e indiferentes, porém utilizar essas ferramentas em exagero sem um devido equilíbrio também trará grandes problemas desnecessários. A validação que é a Perda ou o Vazio das emoções que nos fizeram amar alguém, também nos influencia a perdemos a pessoa que amamos. Em todos esses casos o conhecimento e a Razão podem lhe auxiliar a lidar com seus sentimentos e também podem lhe ajudar a lidar com esses momentos difíceis.

Muitas pessoas não respeitam o sentimento de outras pessoas, como a grande maioria dos cafajestes (seja homem ou mulher) não se importam tanto em como a pessoa se sentirá em relação a eles, eles tendem a se preocupar em obter aquilo que desejam.

Muitas mulheres e homens sofrem emocionalmente, por falta tanto de conhecimento como também por não terem aprendido a lidar da melhor forma possível com suas emoções. Se essas pessoas tivessem este conhecimento, não sofreriam tanto quanto sofrem.

O ciclo da dor é formado e enquanto as pessoas não respeitarem adequadamente o sentimento de outras pessoas, é claro dentro de um equilíbrio já que ninguém é obrigado a ficar aguentando exageros, enquanto não nos preocuparmos com o sentimento do próximo, o ciclo da dor não terá um fim.

Muitas pessoas se envolvem com as pessoas por interesse e assim para obterem o que lhes convém não se importam em manipular as emoções de outras pessoas para obterem o que querem. E quando conseguem, a pessoa deixa de ter valor e como consequência é deixada para trás sofrendo e tendo que lidar com suas próprias emoções.

Algumas pessoas ainda dizem que cada um deve cuidar de suas emoções, da qual é uma justificativa de caça e predador, em outras palavras a caça cometeu erros e em consequência o predador ganhou seu dia. Porém, alcançamos novos patamares e não necessitamos agir com animais. Qualquer interação que temos em nossa vida, atingimos outras pessoas emocionalmente e devemos estar cientes disso.

Para muitos o sexo casual é algo normal e comum, e muitas dessas pessoas possuem um desapego maior que outras. Porém, quando tais pessoas se envolvem com alguém que não é tão desapegado quanto elas, então temos o ciclo da dor. Como consequência, muitas pessoas para não perderem aquilo que lhes trás prazer, aceitam serem utilizados como lanche sexual, aceitam dividir a mesma pessoa com várias outras pessoas, aceitam traições, aceitam erros e perdoam com maior facilidade, tudo para manterem aquilo que sentem.

Nossas emoções sem duvida é onde se encontra nossa maior fraqueza, porém é possível diminuir está fraqueza através do conhecimento e da busca por maturidade.

8.                      Honrarás os Bons amigos

Temos amigos em nossas vidas que aparentam serem amigos. Existem muitos amigos que te puxam para baixo e que levam para um caminho que não entraria se pudesse lidar melhor com sigo mesmo. Muitas pessoas entram nas drogas, na bebida, fumam cigarros, em muitos casos por pressão do ‘amigos’.

Amigo que é amigo não é aquele que passará diversos momentos em sua vida. Depois de muito tempo descobri que amigos não são aqueles que ficam a seu lado, amigos são aqueles que dizem a verdade mesmo que possa significar o fim da amizade. Amigos de verdade impedem que sues amigos entrem em um mal caminho que poderá prejudicar alguém e principalmente ele mesmo.

Amigos de verdade te faz evoluir, te faz olhar para si mesmo e questionar o que quer para o futuro, para si mesmo e para o próximo. Um amigo de verdade se preocupa contido, principalmente quando sabe que você não está bem. Muitos amigos cometem erros atrás de erros, e muitos possuem apenas o conhecimento que a sociedade impõe. Porém, aqueles amigos que buscam maturidade, conhecimento e buscam evoluir, tendem a manter uma amizade por mais tempo.

Por mais que nos conectemos a alguma pessoa, devemos ter a mente limpa para avaliar as situações adequadamente. O resto de nossas vidas depende das pessoas ao nosso redor  e principalmente depende de como lidamos com essas pessoas. Quanto menor nossa maturidade, com maior frequência tendemos a cair em erros, porém quanto maior nossa maturidade, melhores são nossas amizades.

9.                      Honrarás os Direitos do Próximo

Em nossa constituição temos diversos pontos importantes e um deles em especial se baseia no direito do próximo. Muitas pessoas ignoram este direito e tendem a quererem impor sua vontades acima da constituição.

Tenho visto com frequência que muitas pessoas querem e desejam que outras pessoas vivam de acordo com aquilo que elas acreditam ser o melhor para todos. Porém, esquecem que aquilo que é muito bom para nós pode ser um veneno para outra pessoa e vice e versa.

Todos nós temos o direito de termos a quantidade de parceiros que desejamos, porém muitas pessoas acreditam que, principalmente as mulheres que querem ter muitos parceiros, não podem ter muitos parceiros. Então começam a colocar pressão sobre tais pessoas, chamando-as de Vadias, Interesseiras, Desonradas, entre diversos outros nomes.

Segundo nossa constituição as pessoas possuem o direito de serem o que elas quiserem. Se não gostamos daquilo que as pessoas se tornaram, ótimo, não é necessário ofender tais pessoas somente porque nossa vontade não foi aceita como queríamos. Se não quiser se envolver com tais pessoas, não existe motivo para ofende-las. Isso apena demonstra que sua maturidade é fraca e precisa de melhorias.

A base do convívio humano é baseada em seguir os direitos de cada pessoa. Porém isso não quer dizer que não possamos analisar ou criticar algo que não gostamos, porém nos níveis mais baixos de maturidade, criticar ou analisar algo é visto como algo negativo e de fato ideias humanistas tem aparecido com frequência. Porém, o que tais pessoas não compreendem é que, estão arranjando um maior problema do que solução.

Os níveis mais elevados de maturidade, qualquer analise e critica é bem vinda, isso porque tais pessoas sabem lidar adequadamente com as criticas e com as analises. Essas pessoas visam a razão e o conhecimento, como consequência compreendem que todos nós temos o direito de dar nossa palavra, mesmo que não concordemos com o que está sendo dito. Porém, não temos o direito de ofender ou descriminar a pessoa, somente porque não sabemos lidar adequadamente com as criticas.

Se alguém quer dormir com 6 mil pessoas ou quer apenas viver eternamente com uma pessoa, é uma escolha pessoal e em escolhas pessoas não temos o direito de ficar interferindo, porém se não gostamos deste tipo de posição e temos preferência por pessoas com poucos parceiros(as), basta procurar essas pessoas, não existe necessidade de sair por aí, sendo um militante ofendendo as pessoas querendo que elas sejam exatamente como você quer.

As pessoas possuem o direito de andarem com roupas curtas, se não gosta ótimo, porém não é necessário chamar alguém de vadia por estar com um vestido muito pequeno. Neste caso, se não gosta, não precisa ofender.

Em nossa sociedade, ainda tem uma base a conservadora e principalmente religiosa, isso obriga muitas pessoas a acreditarem que determinada posição é melhor do que outra, principalmente em relação a quantidade de parceiros. Porém está não é uma questão objetiva e sim subjetiva, da qual está interligada a questões e opiniões pessoais. Em nossa sociedade o homem é visto como o cara que tem que ser o responsável por chegar nas mulheres, logo este homem é visto como ideal por muitas pessoas. Porém, para muitos a mulher que possuí muitos parceiros é vista de forma negativa.

É interessante analisar como diversas posições passam por cima da constituição, assim como diversas crenças e ideologias. É de se notar que tais posições tendem a serem negativas para a própria sociedade, tanto porque coloca as pessoas contra elas mesmas. O caso impera quando não respeitamos os direitos que as pessoas possuem. Caso as pessoas exagerem na forma que utilizam seus direitos ou na forma como passam por cima dos direitos de outras pessoas, está claro que tal pessoa deve sofrer as punições descritas na Lei, não importa quem seja está pessoa.

Aqueles que possuem dificuldades em aceitar os direitos de outras pessoas, tendem a não se encontrarem nos níveis mais elevados de maturidade e em consequência a ideia de honra da qual possuem, possuí diversos erros e falhas. Todos nós acreditamos em algo e queremos ser algo, porém muitas pessoas não querem permitir que não tenhamos nossos direitos. Quem não respeita o direito de alguém, provavelmente respeitará somente aquilo que lhe convêm.

Direitos não são seus para fazer o que quiser. Nossa país é como uma grande família, quando os pais não respeitam os direitos de seus filhos ou os filhos não respeitam os direitos de seus irmãos, está família será separada, gerando assim um ódio desnecessário. Respeite os direitos do próximo, não para o próximo respeitar seus direitos, mas faça isto por ser a coisa certa a se fazer.

10.                   Honrarás a si mesmo

Muitas pessoas acreditam que honrar a si mesmo é seguir o caminho que decidiram seguir. Muitas pessoas utilizam frases equivocadas como ‘ninguém é perfeito’ ou ‘é melhor ser feliz, não importa o que’. Diversos erros e pequenas falhas existem, porém, muitas pessoas acreditam que isto é honrar a si mesmo.

O problema é que mudamos de opiniões conforme evoluímos, e se não estamos nos níveis mais elevados de maturidade, teremos sempre alguma falha em nosso caráter que não podemos perceber. Por exemplo, se eu honrar a mim mesmo sem os níveis mais elevados de maturidade, poderia muito bem ofender outras pessoas da qual não se encaixam em meu padrão e estilo de vida. Poderia dizer quer mulheres com poucos ou muitos parceiros, não são ideais, e assim poderia chama-las de Vadias, de não honradas entre outros nomes que muitas pessoas utilizam para desrespeitar outras pessoas.

Sua mente e comportamento mudam conforme amadurecemos, porém nos níveis mais elevados de maturidade é possível encontrar o equilíbrio. É possível encontrar uma resposta adequada de como as pessoas podem viver melhor. Uma forma de honrar a si mesmo é buscando maturidade e conhecimento. Uma forma de não honrar a si mesmo, é permitir-se manter em um determinada posição da qual é errada ou equivocada, somente para satisfazer seus desejos e vontades. Isso é uma indicação que o individuo ainda se prende a diversas ideias como corretas ao invés de compreender que não são as ideias que são corretas, mas sim, existem processos em nosso cérebro que nos faz acreditar que determinada ideia é a correta, é a verdadeira.

Porém, pessoas que compreendem o que disse acima, possuem os níveis mais elevados de maturidade, e pessoas que ainda não se encontram neles, possuem enorme dificuldade em compreender isto.

Honrar a si mesmo, também é baseado em todos os 10 mandamentos da honra.

Conclusão

A maturidade é a principal ferramenta que deve buscar em sua vida. Ela jamais te deixará na mão e também te tornará alguém melhor. Porém, isto somente acontecerá se e somente se, você desejar busca-la. Ela não irá até você, é você que deve fazer o esforço de ir ao encontro dela. Mesmo que você não vá a seu encontro, ela continuará a existir por séculos e séculos, porém nós não.

Busque amadurecer, mudar e evoluir. A mudança é importante e aqueles que não amadurecem possuem dificuldades para se adaptar ao ambiente de forma adequada. O mundo não é como a sociedade diz que é, portanto não perca tanto tempo ouvindo o que as pessoas dizem, gaste maior parte do tempo se preocupando com o que o conhecimento diz, e encontrará respostas adequadas. Siga o que as pessoas dizem ser o correto e provavelmente correrá riscos de nunca alcançar os níveis mais elevados de maturidade. Como consequência não poderá ver o por do sol do topo da montanha, terá que se contentar em imaginar como seria estar no topo da montanha.

Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.






0 comentários:

Postar um comentário