terça-feira, 24 de março de 2015

A Filosofia de Vida que Sigo: A Filosofia Ideal



Esta filosofia é baseado em um conjunto de características. Toda ideologia, filosofia, estilo de vida, possuem diversas características. Essas características possuem qualidades das quais afetam nosso caráter, personalidade e maturidade. Em outras palavras afeta quem somos e como agimos.
Clique Na Imagem caso queira descobrir os 6 pilares em detalhes


Existem dois tipos de características:
1.                      As imutáveis: São as caraterísticas que nascemos com elas como cabelo, altura, corpo, tom de voz, e assim por diante. Elas mudam apenas se aquele que as possuí fazer cirurgias, mudar a cor do cabelo, utilizar lentes e etc.
2.                      Características mutáveis, são aquelas características que podemos melhorar a qualidade de uma características ou de várias com o passar do tempo. As características mutáveis tendem a ser, posturas, atitudes, comportamentos, visão do mundo, maturidade, desenvolvimento.

O ser humano passa por 6 áreas importantes em sua vida e que atinge toda sua vida:

1.                      Desenvolvimento;
2.                      Maturidade;
3.                      Desenvolvimento Social;
4.                      Desenvolvimento sexual;
5.                      Relacionamentos
6.                      Casamentos, criação dos filhos, divórcios ou manter o casamento até chegar o fim;

Todos os seres humanos tendem a passarem por essas fases. Desenvolvimento acompanha o ser humano até sua morte, a maturidade é a qualidade em diversas características quanto maior a qualidade em uma grande quantidade de características, maior será a maturidade deste individuo.

Desenvolvimento social, engloba a sedução sabendo sobre ela ou não, todos nós seduzimos. Essa é uma características que possuí qualidade ou seja, ela pode ser moldável, para aumentar suas chances de conseguir o parceiro ideal, aquele que deseja.

O Desenvolvimento sexual, podemos ver logo cedo, mas algumas pessoas tendem a se casarem virgens. Essa postura vai depender de individuo para individuo. O Sexo também é uma característica moldável, ou seja, uma características que se pode alcançar uma boa qualidade facilmente, mas muitos ainda não compreendem a importância deste quarto pilar.

Relacionamentos é uma das áreas que acompanha o ser humano por toda sua vida, envolvendo comunicação (características moldável), namoros (como lidar em relacionamentos é outra características moldável e é possível melhorar a qualidade), neste ponto, envolve o desenvolvimento social, entre duas pessoas o sexo e como manter um relacionamento. Todas essas características sã moldáveis, ou seja, podemos melhorar a qualidade e termos aquilo que esperamos em nossos relacionamentos.

Criação dos filhos, casamentos e divórcios, é algo que todos nós passamos ou podemos passar por isso. Criar os filhos é apenas uma chance, e podemos melhorar nossas qualidades em nossas características das quais os filhos tendem a possuir uma cópia, ou seja, se a qualidade nas características que possuir forem baixas, seu filho fará uma cópia dela até ter maturidade o suficiente para pensar por si só, mas pelo fato dele ter nascido em um ambiente com uma qualidade nas características baixas, essa será a base para toda a sua vida. E se ela não alcançar e descobrir a maturidade por ele mesmo, essa qualidade nas características que ele possuí passará de pai para filho por muitas gerações, até chegar um deles e quebrar este ciclo. Criar seus filhos como acredita ser o melhor, sem realmente procurar o que é ser melhor ou como ser melhor, trará consequências, quer você queira, quer não queira.

Esses pontos todos nós passamos em nossas.

Está filosofia possuí o suficiente para analisar outras filosofias e estilos de vida.

Todas as posições ideológicas, estilos de vida e filosofias, possuem diversas características, o que muda de filosofia para filosofia é a importância dessas características, ou seja, em várias filosofias diferentes, uma mesma características possuem qualidades diferentes. 

No geral, todos os estilos de vida, todas as filosofias, se enquadram perfeitamente dentro da filosofia ideal, pois todas as características que um determinada filosofia possa ter, está dentro da filosofia ideal. Portanto, não importa que filosofia siga, a filosofia ideal não existe para te tirar de sua posição ideológica, estilo de vida, religião. A filosofia ideal tem apenas um propósito:

- Melhorar a qualidade em suas características, desta forma, lhe oferendo uma chance de viver melhor, baseando-se naquilo que quer para sua vida.

Pelo fato de todas as filosofias  possuírem características, agora podemos analisar se um determinado estilo de vida, é realmente bom e por quanto tempo ele pode ser saudável.

Podemos medir a maturidade de uma pessoa, baseando-se na qualidade dessas características. Podemos ajudar pessoas sendo mais diretos e atacando o problema pela raiz.

Lembre-se, o objetivo desta filosofia é melhorar suas características. Características que fazem algumas pessoas terem uma vida ideal e outras abaixo dela.

Não importa sua cor, credo ou classe social. Todas as pessoas possuem diversas características, ninguém nasce sabendo nenhuma delas. Algumas pessoas nascem em favelas, outras em condições maravilhosas, mas independente de onde nasceu, se as características possuíram uma qualidade ruim, a única vantagem de um rico será ser rico, pois ele será pobre em maturidade e não será consciente do mundo a seu redor e de sua importância na mudança de mentes.

Se nasceu pobre mas possuí estas características com uma ótima qualidade, é uma questão de tempo até sua vida mudar. Caso seja pobre e não melhore essas características, pelo fato de não ser rico, terá que recorrer a caminhos nada agradáveis e é muito possível que pense que deve ficar neste caminho, mas ao entrar nele, voltar é muito complicado.

Somos seres humanos, vivemos em sociedade, por causa disso, existem diversas características que somos obrigados a termos, o problema não é ter essas características, o problema é que essas características vem ao nosso encontro com uma qualidade pobre, e essa qualidade nos afeta no decorrer de toda nossa vida, se não tentarmos melhorar e evoluir.

É isso sobre o que está filosofia trata. E tentamos ao máximo, melhorar a qualidade de suas características. Temos preferência por lhe ajudar no lugar onde sua vida está no momento.

Se é solteiro e tem muito tempo pela frente, nosso objetivo é o desenvolvimento pessoal, desenvolvimento para alcançar a maturidade, sedução e desenvolvimento social e preparação para o namoro.

Se estiver no namoro tentaremos melhorar suas características para melhorar seu namora que também será adicionadas diversas das coisas que mencionamos no parágrafo anterior só que voltado para o relacionamento.

Como pode ver a ideia que passamos é de melhorar a qualidade em suas características baseada em que lugar sua vida está no momento.

Espero que posamos lhe ajudar em algo.


segunda-feira, 23 de março de 2015

Macho Alfa Vs Homem Ideal

 

       O Começo é bem interessante, vamos começar analisando os 4 tipos de Alfas. Para quem acredita que não existam diferenças entre Alfas e Alfas, a casa caiu. (indireta Para o Wallace da Real rs com quem debate em 2013 sobre o assunto. Agora tenho prova de profissionais de que minha posição está correta). Vamos a elas:





               Vou explicar agora quem são os  Machos Alfas. O que tem de positivo e o que possuem de negativo.


       Vamos analisar os Erros dos Machos alfa



        A Guerra entre os Alfas e o porque acontece:



           Os Homens Alfas, Maduros, possuem uma posição completamente diferente.


       Consegue ver a Diferença entre Equilíbrio e Dominação?

           Machos Alfas são inferiores aos Homens alfas. Onde os Machos Alfas erram, nós não erramos, e onde eles são bons, nós somos iguais ou superiores. Qual caminho que quer seguir?

         Confira os Valores de um Homem alfa, Homem que é considerado Ideal e também Maduro:



           Como os Macho Alfa podem começar a mudar?


O Problema da Honra


‘Não existe Honra, sem Maturidade.’

O que é a Honra?

Honra é seguir determinados princípios e condutas dentro de alguma ideologia ou filosofia adorada por uma cultura ou nação.

Qual o problema da Honra?

O problema da Honra, não se encontra na Honra em si, mas nas ideologias e Estilos de vida que utilizam a palavra Honra como bem entendem.

Vamos a alguns Exemplos:

Ø     João é cristão e para João Honra significa seguir o que o Deus dele pede e prega.
Ø     Pedro é fiel a si mesmo e acredita que Honra é honrar a si mesmo.
Ø     Paula segue uma determinada ideologia e honra para Paula é seguir ao pé da letra o que sua ideologia diz.
Ø     Fernando segue a ideologia do Nazismo, e Honra para ele é seguir a ideologia Nazista ao pé da Letra, tratando como inferiores diversos pessoas.
Ø     Thiago é Cafajeste e Tiago acredita que honra é seguir aquilo que acredita.
Ø     Moisés é racista e acredita que Honra é não se envolver com qualquer pessoa negra.
Ø     André é um conservador forte e acredita que não se envolver com Vadias, mulheres rodadas é o que o torna um homem honrado.
Ø     Gilberto é fanático e acredita que a ideologia que segue oferece a Honra que ele tanto esperou.

Esse é o problema da Honra do qual pode ser utilizado como a pessoa bem entender. Basta ser fiel a si mesmo, ou seguir alguma ideologia ou ter algum estilo de vida e colocar a palavra ‘Honra’ no meio.

Como Resolvemos este problema?

Durante muito tempo, tive dificuldades em conseguir uma solução para resolver o problema, acredito que depois de muito estudo e trabalho, finalmente tenho uma solução para o problema. A solução para o problema se chama Maturidade.

A Maturidade me guiou através de novos limites, e compreendi certos pontos importantes, tais como:

Ø     Devemos honrar a família, porém respeito é conquistado e não doado de graça. Neste caso, honrar pai e mãe vai depender de como o pai e mãe nos tratam. Se nos tratam mal, então existe um problema. Mesmo que honremos a família, não honramos atitudes imaturas por parte dos membros da família.

No exemplo acima, encontramos um padrão dentro da Honra. Um pai que agride o filho, é visto como não honrado. Nós decidimos que agressões são desnecessárias para criar um filho. Mesmo que não queiramos, aceitamos que certas atitudes e posturas não são honradas e não merecem ser honradas.

Em todos os lugares do qual a palavra Honra é utilizada dentro deste contexto demonstrado, encontramos que o que é honrado e o que não é honrado, é baseado na cultura. Porém existem culturas bizarras da qual jamais aceitaríamos tal posição como justa, honesta e merecedora da palavra maturidade.

Existem muitos exemplos, tais como, lugares no mundo aonde é natural e comum que crianças de 5,6,7 anos se casem com homens de 25, 30 anos. Em outros lugares, algumas famílias para se unirem obriga mulheres e homens a se envolverem com quem não desejam, inclusive em alguns lugares nos dias de hoje diversas mulheres são amarradas como prisioneiras e levadas para serem obrigadas a se casarem com quem não querem se casar.

Para as pessoas dentro da cultura mencionada acima, segui-la é visto como algo honroso de ser feito. Ainda bem que essa cultura não pegou aqui no Brasil. Segundo a ONU cerca de cinco mil mulheres morrem por ano em nome da honra utilizada em algumas culturas.

Uma vez tive o privilégio de escrever sobre a Honra e a forma da qual a Filosofia da Real utiliza. Poderia ter feito a comparação com qualquer outra ideologia, mas neste caso fiz especificamente para questionar a forma como a Honra era utilizada. Então esses senhores, disseram que tais culturas utilizavam a Honra de forma equivocada e que não era bem assim. Utilizaram argumentos para defender aquilo em que acreditavam e chamaram isso de Honra. Porém, dentro desta filosofia existe um desrespeito as pessoas e uma militância contra aquilo que eles não acham correto.

Novamente esbarrei no problema da Honra.

A verdadeira Honra se encontra nos níveis mais elevados de maturidade. Trabalhando e melhorando as principais características que todos temos em comum. A Honra nada mais é do que um acordo com base na sobrevivência e na distribuição dos genes. Este ‘acordo’ pode ser encontrado em nossa constituição e em diversas Leis que protege o que foi dito e escrito na Constituição.

Resumindo a Honra se baseia no respeito, do qual é provido da conscientização e maturidade do individuo. A maturidade está além de opiniões pessoais. A maturidade está longe do fanatismo e do radicalismo.

Não podemos falar de Honra, sem falar sobre Maturidade. Somente as pessoas que possuem os níveis mais elevados de maturidade, podem dizer que possuem honra.

Honra não significa Honrar a si mesmo. Não significa honrar a ideologia que segue. Honra é baseada na conscientização, nos direitos e no respeito. Qualquer ideologia ou estilo de vida que quebre esses mandamentos não é um estilo devida adequado, já que o mesmo possuí erros na maturidade.

Os 10 mandamentos da Honra

1.                      Honrarás a Família: Honrar a família não baseia-se em apenas colocar o pão na mesa, isso é uma obrigação. Honrar a família está em adquirir o respeito de seus filhos, não por imposição de ser pai, mas porque seus filhos por livre e espontânea vontade decidiram te respeitar pelo respeito ao qual oferece a eles.

Não trair. Saber lidar com a validação e saber lidar com as emoções. Compreender como o mundo feminino funciona. Entre diversos outras questões como ser bom de sexo, ser consciente, buscar evoluir e amadurecer. Muitas famílias duram anos e anos, não enfrentam tantos problemas, pois sem querer estão se baseando em um dos principais requisitos de nossas vidas, que é a construção de uma sólida base familiar.

É necessário muito para se construir uma sólida base familiar, mas através da maturidade e da compreensão das fases e de sua importância, tais como as fases do crescimento de nossos filhos, através desta compreensão poderemos agir adequadamente conforme nossos filhos forem amadurecimento e evoluindo. A melhor parte é que, seus filhos vão te agradecer por ter educado eles baseando-se na maturidade ao invés de ensina-los naquilo em que você acredita.

2.                      Honrarás o Trabalho que coloca o pão em sua mesa

Eu sou uma das pessoas que se pudessem ficar em casa sem trabalhar e ainda receber, ficaria muito feliz. Porém, existe a responsabilidade de se buscar aquilo que queremos em vida, e uma das formas de conseguirmos o que queremos é trabalhando.

Mesmo que estejamos em um serviço muito ruim, podemos tirar algo de bom dele. Podemos aprender a lidar com as criticas, com as pessoas, melhoramos nosso desenvolvimento social, aprendemos a nos focar em um objetivo, entre diversas outras questões que nos transforma em um profissional ideal. Novamente a maturidade se faz presente, melhorando nossas características.

Mesmo que não gostemos de nosso trabalho, ele coloca o pão em nossa mesa, nos permite fazermos algum curso, nos permite viajar, nos ajuda a ter liberdade financeira e nos permite aposentar. 

Trabalhar é muito importante, não importa o serviço que faça. Honrar o trabalho não se baseia somente em ser pontual, tanto porque ser pontual é uma obrigação dentro da responsabilidade e  do acordo entre empresa e funcionário, honrar o trabalho é buscar maturidade para se tornar um profissional ideal.

3.                      Honrarás a Honestidade

Este é um mandamento muito complicado, porém é possível viver de forma honesta e lutar para que o mundo seja um lugar melhor. Muitas pessoas passam por diversas dificuldades em suas vidas e com isso acabam seguindo um caminho da desonestidade. Eles sabem disso, mas não possuem escolha. Por outro lado, temos muitos interesses e muitas pessoas para conquistarem seus interesses tendem a jogar sujo e serem desonestas. É por motivos como esses que se queremos ser honestos, devemos buscar a maturidade.

Muitas pessoas são honestas e mal sabem que está sendo enganada. Por isso é importante a maturidade. Isso lhe permite a não ser passado para trás e desta forma, consegue viver de forma mais honesta e justa.

4.                      Honrarás teu nome e suas palavras

Bem, eu sou um homem que não acredito em palavras. Tenho preferência por acordos onde ambas as partes assinam e se responsabilizam pelo que estão dizendo. Por mais que seja bacana que acordos existam em palavras, ter algo ao qual pode se agarrar quando algo dar errado, é muito melhor do que ser levado pela correnteza.

Seu nome é um de seus bens mais preciosos, uma vez que o desonre é provável ter maiores dificuldades para conquistar o respeito que tanto espera e deseja das pessoas, empresas e negócios.

Tente não sujar seu nome. Tente ser fiel a este propósito. Se der sua palavra, cumpre o que diz. Se não conseguir cumprir o que disse, é melhor reaver o problema com a pessoa, da mesma forma da qual corremos atrás para limpar nosso nome.

Um nome sujo no mercado, impede muitas pessoas de conquistarem seus objetivos, tais problemas não teriam ocorrido se a pessoa tendesse a ser fiel a responsabilidade ao utilizar um nome.

5.                      Honrarás a justiça

De certo a justiça é subjetiva, da qual é moldada segundo nossa constituição. Porém o que aceitamos como pedofilia em muitos lugares é visto como algo normal, como crianças que se casam com homens bem mais velhos. Porém, honrar a justiça é baseada na constituição e Leis de cada país.

Se em nossa constituição e Leis, diz que não é justo ter ou agir de determinada forma, é assim que será. Honrar a Justiça é seguir o que nossa Instituição e Leis dizem. Honrar a justiça é também lutar contra as injustiças, seja por parte daqueles que protegem nossas leis ou por parte daqueles que não as querem seguir.

Existem muitas ideologias em nosso país. Diversas pessoas querem obrigar outras pessoas a seguirem aquilo que eles seguem. Eles nem percebem que estão quebrando Leis e indo contra a constituição, para ter aquilo que chamam de Justiça. Porém, toda ideologia que não respeita o direito de outra pessoa, é uma ideologia falha e injusta, da qual não está respeitando a justiça provida da constituição, mas respeitando somente a ideologia que segue.  Falaremos mais sobre isso na parte do direitos.

6.                      Honrarás o conhecimento

Muitas pessoas negam o conhecimento. De fato, muitas pessoas preferem ser feliz do que investir em amadurecimento.

Muitas pessoas negam a importância do conhecimento científico, a importância do conhecimento provido pela maturidade, a importância do conhecimento sobre debates e argumentações. Muitas pessoas negam o conhecimento por diversas razões. Porém, algo que tenho percebido com frequência é que negar o conhecimento não é provido de pessoas nos níveis mais elevados de maturidade, mas sim em pessoas nos níveis mais comuns ou baixos. Neles encontramos uma vida que tende a ser baseada no instinto e no que a sociedade diz ser o correto. Tenho percebido também em diversas ideologias o fanatismo, radicalismo e extremismo. Onde o conhecimento não os alcança sobre visões estreitas, palavras que não possuem evidencias ou base para serem utilizadas. A falta de conhecimento faz um enorme estrago e como consequência da falta de conhecimento a maturidade é menor.

O conhecimento levou o homem a lua, nos trouxe uma vida bem mais confortável. Nos deu o computador, a televisão, aparelhos de som, celulares. Nos permitiu voar, nos permitiu poder utilizar o subterrâneo a nosso favor, nos permite navegar, e principalmente nos permite nos locomover com maior conforto e comodidade.

Muitas pessoas negam o conhecimento, negam a ciência,  porém utilizam de tudo aquilo que o conhecimento conquistou com o passar dos anos. Nossa educação é baseada no conhecimento, a forma como tratamos as pessoas e nossos filhos é baseado no conhecimento. O conhecimento está em todo lugar, mesmo assim muitas pessoas tendem a não respeita-lo.

O conhecimento nos tira da ignorância e nos leva a maturidade. Nossa saúde é melhor graças ao conhecimento, diversos problemas que não eram resolvidos no passado, hoje pode ser facilmente resolvidos. Porém, muitas pessoas nega a importância do conhecimento e realmente acreditam que seguir o que sentem é melhor e tem maior importância, porém, utilizam o conhecimento praticamente em tudo o que fazem, mesmo assim o negam.

Honre o conhecimento e terá uma vida melhor.

7.                      Honrarás a Razão e os Sentimentos do próximo

A razão é necessária, através dela podemos viver melhor com o próximo, termos melhores argumentos, melhores debates e principalmente temos melhores soluções para nossos problemas. De fato, todas as pessoas utilizam a razão em suas vidas, mesmo que muitas delas neguem que a utilizam.

A razão e o conhecimento nos ajudam a honrar o sentimento do próximo. De fato, nossas emoções estão longe de serem controladas por nosso consciente, porém podemos lidar com elas da melhor forma possível. Porém para isso é necessário conhecimento, do qual auxiliará a avaliar adequadamente as situações da vida.

Se amamos alguém mas não controlamos nossas emoções iremos cometer exageros e os exageros podem sufocar a pessoa, a obrigando a se afastar e assim perdemos um grande amor sem necessidade. Também podemos ser frios e indiferentes, porém utilizar essas ferramentas em exagero sem um devido equilíbrio também trará grandes problemas desnecessários. A validação que é a Perda ou o Vazio das emoções que nos fizeram amar alguém, também nos influencia a perdemos a pessoa que amamos. Em todos esses casos o conhecimento e a Razão podem lhe auxiliar a lidar com seus sentimentos e também podem lhe ajudar a lidar com esses momentos difíceis.

Muitas pessoas não respeitam o sentimento de outras pessoas, como a grande maioria dos cafajestes (seja homem ou mulher) não se importam tanto em como a pessoa se sentirá em relação a eles, eles tendem a se preocupar em obter aquilo que desejam.

Muitas mulheres e homens sofrem emocionalmente, por falta tanto de conhecimento como também por não terem aprendido a lidar da melhor forma possível com suas emoções. Se essas pessoas tivessem este conhecimento, não sofreriam tanto quanto sofrem.

O ciclo da dor é formado e enquanto as pessoas não respeitarem adequadamente o sentimento de outras pessoas, é claro dentro de um equilíbrio já que ninguém é obrigado a ficar aguentando exageros, enquanto não nos preocuparmos com o sentimento do próximo, o ciclo da dor não terá um fim.

Muitas pessoas se envolvem com as pessoas por interesse e assim para obterem o que lhes convém não se importam em manipular as emoções de outras pessoas para obterem o que querem. E quando conseguem, a pessoa deixa de ter valor e como consequência é deixada para trás sofrendo e tendo que lidar com suas próprias emoções.

Algumas pessoas ainda dizem que cada um deve cuidar de suas emoções, da qual é uma justificativa de caça e predador, em outras palavras a caça cometeu erros e em consequência o predador ganhou seu dia. Porém, alcançamos novos patamares e não necessitamos agir com animais. Qualquer interação que temos em nossa vida, atingimos outras pessoas emocionalmente e devemos estar cientes disso.

Para muitos o sexo casual é algo normal e comum, e muitas dessas pessoas possuem um desapego maior que outras. Porém, quando tais pessoas se envolvem com alguém que não é tão desapegado quanto elas, então temos o ciclo da dor. Como consequência, muitas pessoas para não perderem aquilo que lhes trás prazer, aceitam serem utilizados como lanche sexual, aceitam dividir a mesma pessoa com várias outras pessoas, aceitam traições, aceitam erros e perdoam com maior facilidade, tudo para manterem aquilo que sentem.

Nossas emoções sem duvida é onde se encontra nossa maior fraqueza, porém é possível diminuir está fraqueza através do conhecimento e da busca por maturidade.

8.                      Honrarás os Bons amigos

Temos amigos em nossas vidas que aparentam serem amigos. Existem muitos amigos que te puxam para baixo e que levam para um caminho que não entraria se pudesse lidar melhor com sigo mesmo. Muitas pessoas entram nas drogas, na bebida, fumam cigarros, em muitos casos por pressão do ‘amigos’.

Amigo que é amigo não é aquele que passará diversos momentos em sua vida. Depois de muito tempo descobri que amigos não são aqueles que ficam a seu lado, amigos são aqueles que dizem a verdade mesmo que possa significar o fim da amizade. Amigos de verdade impedem que sues amigos entrem em um mal caminho que poderá prejudicar alguém e principalmente ele mesmo.

Amigos de verdade te faz evoluir, te faz olhar para si mesmo e questionar o que quer para o futuro, para si mesmo e para o próximo. Um amigo de verdade se preocupa contido, principalmente quando sabe que você não está bem. Muitos amigos cometem erros atrás de erros, e muitos possuem apenas o conhecimento que a sociedade impõe. Porém, aqueles amigos que buscam maturidade, conhecimento e buscam evoluir, tendem a manter uma amizade por mais tempo.

Por mais que nos conectemos a alguma pessoa, devemos ter a mente limpa para avaliar as situações adequadamente. O resto de nossas vidas depende das pessoas ao nosso redor  e principalmente depende de como lidamos com essas pessoas. Quanto menor nossa maturidade, com maior frequência tendemos a cair em erros, porém quanto maior nossa maturidade, melhores são nossas amizades.

9.                      Honrarás os Direitos do Próximo

Em nossa constituição temos diversos pontos importantes e um deles em especial se baseia no direito do próximo. Muitas pessoas ignoram este direito e tendem a quererem impor sua vontades acima da constituição.

Tenho visto com frequência que muitas pessoas querem e desejam que outras pessoas vivam de acordo com aquilo que elas acreditam ser o melhor para todos. Porém, esquecem que aquilo que é muito bom para nós pode ser um veneno para outra pessoa e vice e versa.

Todos nós temos o direito de termos a quantidade de parceiros que desejamos, porém muitas pessoas acreditam que, principalmente as mulheres que querem ter muitos parceiros, não podem ter muitos parceiros. Então começam a colocar pressão sobre tais pessoas, chamando-as de Vadias, Interesseiras, Desonradas, entre diversos outros nomes.

Segundo nossa constituição as pessoas possuem o direito de serem o que elas quiserem. Se não gostamos daquilo que as pessoas se tornaram, ótimo, não é necessário ofender tais pessoas somente porque nossa vontade não foi aceita como queríamos. Se não quiser se envolver com tais pessoas, não existe motivo para ofende-las. Isso apena demonstra que sua maturidade é fraca e precisa de melhorias.

A base do convívio humano é baseada em seguir os direitos de cada pessoa. Porém isso não quer dizer que não possamos analisar ou criticar algo que não gostamos, porém nos níveis mais baixos de maturidade, criticar ou analisar algo é visto como algo negativo e de fato ideias humanistas tem aparecido com frequência. Porém, o que tais pessoas não compreendem é que, estão arranjando um maior problema do que solução.

Os níveis mais elevados de maturidade, qualquer analise e critica é bem vinda, isso porque tais pessoas sabem lidar adequadamente com as criticas e com as analises. Essas pessoas visam a razão e o conhecimento, como consequência compreendem que todos nós temos o direito de dar nossa palavra, mesmo que não concordemos com o que está sendo dito. Porém, não temos o direito de ofender ou descriminar a pessoa, somente porque não sabemos lidar adequadamente com as criticas.

Se alguém quer dormir com 6 mil pessoas ou quer apenas viver eternamente com uma pessoa, é uma escolha pessoal e em escolhas pessoas não temos o direito de ficar interferindo, porém se não gostamos deste tipo de posição e temos preferência por pessoas com poucos parceiros(as), basta procurar essas pessoas, não existe necessidade de sair por aí, sendo um militante ofendendo as pessoas querendo que elas sejam exatamente como você quer.

As pessoas possuem o direito de andarem com roupas curtas, se não gosta ótimo, porém não é necessário chamar alguém de vadia por estar com um vestido muito pequeno. Neste caso, se não gosta, não precisa ofender.

Em nossa sociedade, ainda tem uma base a conservadora e principalmente religiosa, isso obriga muitas pessoas a acreditarem que determinada posição é melhor do que outra, principalmente em relação a quantidade de parceiros. Porém está não é uma questão objetiva e sim subjetiva, da qual está interligada a questões e opiniões pessoais. Em nossa sociedade o homem é visto como o cara que tem que ser o responsável por chegar nas mulheres, logo este homem é visto como ideal por muitas pessoas. Porém, para muitos a mulher que possuí muitos parceiros é vista de forma negativa.

É interessante analisar como diversas posições passam por cima da constituição, assim como diversas crenças e ideologias. É de se notar que tais posições tendem a serem negativas para a própria sociedade, tanto porque coloca as pessoas contra elas mesmas. O caso impera quando não respeitamos os direitos que as pessoas possuem. Caso as pessoas exagerem na forma que utilizam seus direitos ou na forma como passam por cima dos direitos de outras pessoas, está claro que tal pessoa deve sofrer as punições descritas na Lei, não importa quem seja está pessoa.

Aqueles que possuem dificuldades em aceitar os direitos de outras pessoas, tendem a não se encontrarem nos níveis mais elevados de maturidade e em consequência a ideia de honra da qual possuem, possuí diversos erros e falhas. Todos nós acreditamos em algo e queremos ser algo, porém muitas pessoas não querem permitir que não tenhamos nossos direitos. Quem não respeita o direito de alguém, provavelmente respeitará somente aquilo que lhe convêm.

Direitos não são seus para fazer o que quiser. Nossa país é como uma grande família, quando os pais não respeitam os direitos de seus filhos ou os filhos não respeitam os direitos de seus irmãos, está família será separada, gerando assim um ódio desnecessário. Respeite os direitos do próximo, não para o próximo respeitar seus direitos, mas faça isto por ser a coisa certa a se fazer.

10.                   Honrarás a si mesmo

Muitas pessoas acreditam que honrar a si mesmo é seguir o caminho que decidiram seguir. Muitas pessoas utilizam frases equivocadas como ‘ninguém é perfeito’ ou ‘é melhor ser feliz, não importa o que’. Diversos erros e pequenas falhas existem, porém, muitas pessoas acreditam que isto é honrar a si mesmo.

O problema é que mudamos de opiniões conforme evoluímos, e se não estamos nos níveis mais elevados de maturidade, teremos sempre alguma falha em nosso caráter que não podemos perceber. Por exemplo, se eu honrar a mim mesmo sem os níveis mais elevados de maturidade, poderia muito bem ofender outras pessoas da qual não se encaixam em meu padrão e estilo de vida. Poderia dizer quer mulheres com poucos ou muitos parceiros, não são ideais, e assim poderia chama-las de Vadias, de não honradas entre outros nomes que muitas pessoas utilizam para desrespeitar outras pessoas.

Sua mente e comportamento mudam conforme amadurecemos, porém nos níveis mais elevados de maturidade é possível encontrar o equilíbrio. É possível encontrar uma resposta adequada de como as pessoas podem viver melhor. Uma forma de honrar a si mesmo é buscando maturidade e conhecimento. Uma forma de não honrar a si mesmo, é permitir-se manter em um determinada posição da qual é errada ou equivocada, somente para satisfazer seus desejos e vontades. Isso é uma indicação que o individuo ainda se prende a diversas ideias como corretas ao invés de compreender que não são as ideias que são corretas, mas sim, existem processos em nosso cérebro que nos faz acreditar que determinada ideia é a correta, é a verdadeira.

Porém, pessoas que compreendem o que disse acima, possuem os níveis mais elevados de maturidade, e pessoas que ainda não se encontram neles, possuem enorme dificuldade em compreender isto.

Honrar a si mesmo, também é baseado em todos os 10 mandamentos da honra.

Conclusão

A maturidade é a principal ferramenta que deve buscar em sua vida. Ela jamais te deixará na mão e também te tornará alguém melhor. Porém, isto somente acontecerá se e somente se, você desejar busca-la. Ela não irá até você, é você que deve fazer o esforço de ir ao encontro dela. Mesmo que você não vá a seu encontro, ela continuará a existir por séculos e séculos, porém nós não.

Busque amadurecer, mudar e evoluir. A mudança é importante e aqueles que não amadurecem possuem dificuldades para se adaptar ao ambiente de forma adequada. O mundo não é como a sociedade diz que é, portanto não perca tanto tempo ouvindo o que as pessoas dizem, gaste maior parte do tempo se preocupando com o que o conhecimento diz, e encontrará respostas adequadas. Siga o que as pessoas dizem ser o correto e provavelmente correrá riscos de nunca alcançar os níveis mais elevados de maturidade. Como consequência não poderá ver o por do sol do topo da montanha, terá que se contentar em imaginar como seria estar no topo da montanha.

Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.






Síndrome do Macho Alfa

A SÍNDROME DO MACHO ALFA 
Sinopse 
  
Kate Ludeman, PhD & Eddie Erlandson , MD 
Worth Ethic Corporation

Fonte: https://www.worthethic.com/ptbr/the-alpha-male-syndrome.html

O mundo dos negócios é o “habitat” natural dos machos alfa. Sejam eles verdadeiras lendas que dirigem grupos gigantes ou pessoas que dirigem pequenas empresas e pequenos serviços, sua potencialidade agressiva empurra as pessoas para a realização e para mudanças urgentes de forma que as fazem sentir intimidadas. Os machos alfa que são serem humanos bem equilibrados, em pleno comando das suas forças, são estimado pelos colegas, venerado pelos trabalhadores, e adorados por Wall Street. Mas outros machos alfa representam riscos organizacionais, e não são ativos. Inspiram medo e ressentimento no lugar de confiança e respeito o que muitas vezes culmina em onerosos problemas para as suas empresas. Na verdade, a própria expressão macho dominante vem se tornando um pejorativo na América, graças aos muitos casos, onde estes abusos passaram a gerar telenovelas e noticiários dramáticos.
Não se engane: o mundo precisa de machos alfa. Quando usam adequadamente, a sua coragem, confiança, incansável energia, e espírito de luta tornam-se competitivos líderes naturais em todas as situações. O problema surge quando se utilizam de seus excepcionais pontos fortes inadequadamente que os leva aos extremos e acabam se transformando em falhas trágicas: sua autoconfiança se torna arrogância, sua tenacidade em encrenca, e sua competitividade se torna uma luta de morte onde sua equipe é vista como rivais a serem vencidos. Esta forma difícil que muitos machos alfas escolhem para trabalhar, como se estivessem em uma floresta ou em um campo de batalha - ou durante uma verdadeira crise de negócios - nem sempre é a mais adequada para o ambiente corporativo de hoje, onde líderes são chamados para motivar, inspirar, ensinar, comunicar, e se tornarem modelo de integridade e personalidade. Os machos alfas que dependem exclusivamente de táticas autoritárias de comando e controle, precisam desenvolver o que eles muitas vezes desprezam como "calmas habilidades", ou então vão se tornar cada vez mais deslocados.
 
Temos treinado centenas de proeminentes machos alfas.Temos escrito extensivamente a respeito deles e temos realizado um estudo rigoroso sobre os ativos e passivos. O principal objetivo do nosso trabalho é ajudar a mobilizar os formidáveis pontos fortes do macho Alfa e minimizar seus riscos potenciais Como você verá, isso exige mais do que simplesmente construir sobre os formidáveis pontos fortes do Alfa. Significa, também, ficar atento à mutação dos ativos em passivos, que destroem carreiras e se espalham como vírus nas equipes, departamentos e por toda a empresa.

A SÍNDROME DO MACHO ALFA

Se você trabalha em uma equipe ou em uma organização habitada por machos alfa, o desafio é enorme para otimizar sua capacidade produtiva e ao mesmo tempo, obter a supremacia sobre os fatores de risco antes que eles criem problemas. Você precisa aproveitar a sua competitividade, evitando ao mesmo tempo que a equipe se transforme em uma guerrilha e os seus colegas passem a exagerar em demonstração de capacidade. Você precisa aproveitar ao máximo os seus dons de liderança ao mesmo tempo em que protege os seus empregados de eventuais abusos. O primeiro passo é entender o que chamamos de síndrome do macho alfa 
A primeira letra do alfabeto grego é a Alfa que denota o "primeiro de tudo”.Os pesquisadores de animais usam a palavra para manifestar uma posição dominante, aplicando-a ao líder do grupo, que está em primeiro lugar tanto em poder como em importância. Entre os seres humanos, um alfa é definido como "uma pessoa que tende a assumir um papel dominante em situações sociais ou profissionais, ou que acreditam possuir as qualidades de liderança e confiança”.Em nosso trabalho o termo Alfa significa uma pessoa poderosa de personalidade autoritária e com um conjunto específico de características. Os Alfas se tornam agressivos em busca de resultados, exagerando em seu próprio desempenho e exigindo demasiadamente um bom desempenho dos demais. Corajoso e autoconfiante, são movidos por idéias audaciosas e inovadoras e por objetivos ambiciosos, e correm atrás dos objetivos com tenacidade, com senso de missão urgente. No seu melhor, os machos alfa inspiram temor, e sua nobre habilidade de liderança é venerada pelos outros .
Essas características constituem a metade positiva da síndrome do macho alfa. A outra metade é constituída de comportamentos negativos que levam a tudo, de pequenos problemas comerciais para catástrofes organizacionais e até verdadeiros desastres pessoais. Os Alfas disfuncionais criar resistência, ressentimento e vingança. As pessoas admiram sua competência, mas odeiam se reportarem a eles, ou trabalhar com eles. Quando somos convidados por uma empresa como consultores, a maioria das queixas que ouvimos são sobre os machos alfa, que estão deixando as pessoas malucas. Somos informados sobre gerentes que desmoralizam os seus funcionários com autoritarismo abusivo e usam táticas de micro-gerenciamento sobre os colegas; sobre Alfas que são exigentes, impacientes, e não querem ouvir; sobre parceiros Alfa que insistem em estarem certos, mesmo quando eles estão comprovadamente errados; sobre os subordinados Alfa que atrapalham ao invés de colaborarem. As queixas que ouvimos fazem parte do meio empresarial há algum tempo, e consomem tempo e energia dos funcionários. O custo do absentismo, turnover, o estresse relacionado com problemas de saúde, e a perda de lealdade e de motivação é enorme. 
 
A maioria dos machos alfa, naturalmente, ficam nos extremos, oscilando entre uma fantástica ascenção, ou um queda devastadora. A tarefa do Coach é administrar estes alfas e ajudá-los a avançar para uma continuidade de trabalho positiva. 
Porque machos Alfa? O que dizer sobre as fêmeas Alfa? Mesmo que um grande número de mulheres que ocupam cargos dirigentes possua as mesmas características fundamentais dos machos alfa, eles recebem a maior parte da atenção, por duas razões básicas. Primeiro, os homens são mais propensos do que as mulheres a possuírem as características alfa, E encontramos entre os executivos muito mais homens do que mulheres Alfa. Em segundo lugar, uma grande quantidade de destroços é causada por “estes meninos comportando-se mal”. Apesar de ambos os sexos serem Alfas agressivos, competitivos e propensos à raiva, é mais provável que o macho da espécie se torne cruel, intimidador e violento. Estas observações foram confirmadas em nossa pesquisa: os homens atingiram pontuação muito mais elevada do que as mulheres em praticamente todas as medidas de fatores de risco Alfa (ver a barra lateral, Dados sobre os Alfa). 
  OS DUROS DADOS SOBRE OS ALFAS

O instrumento que usamos para desenvolver os perfis dos indivíduos Alfa também foi utilizado para obtenção de dados básicos. Em uma série de três fases de validação, foram estudados 1.507 indivíduos, todos eles trabalham em tempo integral no mundo dos negócios, muitos em altos cargos de direção, 63,79% eram do sexo masculino, a média de idade foi de 41, 2, espalhados em 106 nações e trabalhando em centenas de indústrias diferentes.
Em termos gerais, nossos dados mostram que os alfas do sexo masculino se correlacionam nos traços: alto grau de escolaridade, baixa ansiedade, cargos de supervisão, e traços de personalidade tipo A. A propensão aos riscos Alfa refere-se ao ser do sexo masculino, com níveis mais elevados de estresse e tensão e com falta de auto-reflexão. Em outras palavras, o protótipo do alfa é um homem bem-educado com experiência em gestão e dificuldades de condução, e uma carga intensa do tipo A. Os Alfas mais problemáticos são os homens que se encontram sob um alto grau de estresse e que não estão inclinados à introspecção. A pontuação alta do Alfa é fortemente relacionada com raiva, impaciência e competitividade, e a pontuação de raiva e impaciência são significativamente maiores em homens do que em mulheres.
Um dos mais importantes achados corrobora com algo que observamos repetidamente no nosso trabalho nas organizações: os riscos Alfa estão estreitamente relacionadas com Alfas fortes. Apesar de alguns terem pontuado alto em uma escala e não em outra, em geral, quanto maior a força, maior o risco.  

Em suma, quando bem canalizado e controlado, o macho dominante segue em frente para alcançar o topo, é um trunfo para o progresso, mas quando a ética do "faço o que for preciso para obter resultados" é levada aos extremos, torna-se uma ameaça tanto para a saúde da carreira como da empresa,como exatamente podemos ver na Tabela 1, que enumera os traços comuns alfa, bem como os valores e os riscos associados a cada um.


Tabela 1
A Síndrome Alfa: Quando os pontos fortes se transformam em fraqueza
Atributos Alfa
Valores para a organização
Riscos para a organizaçã
Dominador, confiável, assume responsabilidades.
Decidido, líder corajoso, impulsiona as pessoas para a ação e para frente.
Não desenvolve líderes fortes, gera o medo, sufoca o desacordo.
Carismático líder com muito magnetismo encontra as soluções.
Busca o melhor das pessoas, faz com que elas produzam mais do que julgam possível.
Manipula a seu modo, usa o charme para convencer os outros sobre suas idéias.
Agressivo,competitivo
Determinado a ganhar, torna as pessoas vencedoras.
Compete com os parceiros, aliena os colegas, reluta em dar créditos para os outros.
Altamente realizador, com forte sentido de missão  
Bem orientado, produz resultados, energiza a equipe para atingir metas impossíveis.
Alta performance para ser reconhecido, espera o impossível, não tem conhecimento sobre o que está sendo solicitado.
Arrojado, criativo, inovador
Sonha idéias engenhosas, resolve problemas insolúveis, enxerga mais longe que os demais.
Arrogante, muito teimoso, impõe o seu ponto de vista, despreza a opinião dos outros.
Persistente, tenaz, determinado, perseverante
Mostra coragem e convicção, vai sempre para frente, assume posição impopular para atingir resultados.
Leva a si e aos outros a exaustão, extremista, impaciente, pensa que as regras não se aplicam a ele mesmo.
Sede de novidades e mudanças
Ágil, envolve as pessoas da organização em torno das mudanças e para o rápido crescimento.
Desvaloriza o organograma, age antes de saber as opiniões dos demais.
Perspicaz, considera o que é possível.
Reconhece o abismo entre a realidade atual e o potencial de amanhã
Tão focado no futuro que o presente e o que está próximo são negligenciados, perde de vista a viabilidade do projeto.
Percebe o que está faltando  
Sinaliza os problemas proativamente, ajusta, corrige, evita que as coisas fiquem piores.
Pode ser crítico, vexatório, não elogia os atributos dos demais, as pessoas sentem-se desmoralizadas.


OS QUATRO TIPOS ALFA
Todos os machos alfa são agressivos, competitivos e direcionados para alcançar os objetivos. Eles pensam grande, e atacam os seus objetivos com coragem, confiança e tenacidade. Mas cada um dos quatro tipos manifesta essas qualidades comuns de diferentes maneiras. Pense como se fossem especiarias que agregam sabor à receita básica do macho alfa. Compreender suas nuances lhe dará uma visão mais detalhada de si mesmo e dos machos alfa em torno de você, o que permite identificar pontos fortes e corrigir os riscos que você precisa resolver. Com essa visão mais detalhada você pode adotar uma ação mais específica, tal como um médico pode adotar um melhor tratamento, se souber exatamente o tipo de infecção do paciente e não estiver baseado apenas em um diagnóstico geral.
  
Aqui está um breve resumo de cada tipo de características primárias de comportamento:
  • Os Comandantes: Intensos, líderes com muito magnetismo, que definem o tom, mobilizam equipes, e energizam com ação decisiva, com paixão, sem necessariamente se emaranhar nos detalhes.Os Comandantes assumem o cargo e indicam o caminho, empurrando as pessoas arduamente para conseguir seus objetivos, mas podem conduzir tão fortemente e atropelar outros como verdadeiros tratores.
  • Os Visionários: Curiosos, expansivos, intuitivos, inspiradores, e orientados para o futuro, eles vêem possibilidades e oportunidades que outros, muitas vezes, julgam impraticáveis ou improváveis. Alimentados por uma imaginação fértil, os visionários conduzem com paixão e entusiasmo - mas, às vezes ignoram a realidade, assumindo excessivamente as tarefas e levando sua equipe ao longo de um precipício.
  • Os Estrategistas: metódicos, sistemáticos, pensadores que se baseiam em dados e fatos, possuem um excelente senso e olhar aguçado para padrões e problemas. Os Estrategistas fazem uma abordagem armados com os dados e excepcionais poderes da razão e análise - mas eles podem ser egocêntricos e se apaixonarem por seu brilho próprio e deixar de ouvir os outros.
  • Os Executores: Incansáveis e bem orientados, que avançam com olho nos pormenores, disciplina implacável, e desejosos de fiscalização, mantendo todos com responsabilidade, incluindo a si mesmos. Executores são mestres na estrutura e gestão de projetos -- mas eles podem ser considerados malucos cujo micro –gerenciamento cria bloqueios e paralisa o andamento do processo.
Você poderia dizer que todos os seres humanos podem enquadrar-se numa dessas quatro categorias, e não apenas os machos alfa. Até certo ponto isso é verdade, mas a nossa preocupação com os Alfas e que eles agregam aos quatro tipos um excesso de agressividade, uma persistência enérgica e uma competitividade que os diferenciam da humanidade. Este conjunto de características foi o que nos levou a utilizar o termo síndrome de macho dominante.
 
É importante notar que os tipos não são mutuamente exclusivos. Embora praticamente todos os alfa tem uma posição dominante tipo PG, ele ou ela terá um ou dois padrões secundários também. Assim, por exemplo, um Visionário Alfa pode também ter fortes tendências de Estrategista, enquanto outro pode ter características de Visionário e traços secundários das características de Executor. Os dados do nosso estudo o Assessment Alfa confirma a observação de que os Alfas exibem as qualidades de um tipo, mas também possuem características dos outros três, em graus variados. Apesar de cada tipo ser estatisticamente único, há aproximadamente 20 por cento de correlação entre eles.
Citando nós mesmos como exemplo, somos ambos Visionários Alfa, mas Eddie tem fortes armas secundárias como Comandante e como Estrategista, enquanto Kate tem vários traços de Executor. Ambos temos grande e expansivas idéias, mas Kate vai oferecer comentários práticos sobre a aplicação dos desafios para justificar seu ponto de vista, e ela vai persistir até que ela possa encerrar a discussão. Quando Eddie deseja que seja da sua maneira, ele primeiro usa charme e humor para inspirar apoio, antes de apresentar os dados, ele apela para as emoções, descrevendo o impacto que a sua idéia causará nas outras pessoas.
Em nossa experiência, os líderes Alfa mais eficazes são aqueles que combinam elementos funcionais de mais de um tipo - ou que são inteligentes o suficiente para buscar em si mesmos em associações que acrescentam os pontos fortes de outros tipos à mistura. Por exemplo, veja como os quatro tipos enxergam uma determinada questão:  
  • Comandante: O trabalho precisa de alguém que assuma a responsabilidade e siga em frente.
  • Visionário: Eu vejo uma grande possibilidade à espera de ser revelada e que surpreenderá.
  • Estrategista: O potencial de oportunidades e riscos devem ser analisados e resolvidos.
  • Executor: Fazer isto exige estrutura e controle.
Você pode ver que todos os quatro estilos têm valor e que, dependendo das circunstâncias, diferentes combinações e proporções seria o ideal.
MUDANDO OS ALFAS 
Como sugerimos anteriormente, o desafio de qualquer um ao treinar os machos alfa, sejam executivos seniores ou consultores externos, é o de maximizar seus pontos fortes e fortalecer os seus pontos fracos. Temos desenvolvido um conjunto de procedimentos eficazes para fazer exatamente isso. O primeiro passo é fazer com que os machos alfa conscientizem-se dos riscos advindos de seu próprio comportamento. 
O INTERVALO ENTRE A INTENÇÃO E O IMPACTO (Gap) 
Quando falamos que o seu estilo intimidador pode empobrecer o moral e prejudicar a equipe, os machos alfa tornam-se geralmente defensivos. "Eu tenho sido bem sucedido do jeito que eu sou", dizem. "Você não está querendo me castrar agora”.Ninguém quer castrá-los, naturalmente, basta aparar as arestas que criam problemas e só podem descarrilar as suas próprias ambições. Eles não percebem que as habilidades que os levam a semifinais, não são suficientes para levá-los para o campeonato.
Nós ilustramos a crua realidade da situação, com o que nós chamamos a trajetória da consciência. Consideramos as intenções de nossos clientes enumeradas por categoria, tais como os resultados dos negócios, a liderança dos resultados, e suas principais relações. Em seguida, comparamos as suas intenções ao seu impacto real e analisamos as razões do abismo existente entre expectativas e resultados. Normalmente, altos machos alfa têm mais do que suficiente conhecimento, habilidade, e se tornam líderes eficazes. O curinga é a sua autoconsciência (eixo vertical) e como elas influenciam os seus parceiros, equipes, e outros atores principais (eixo horizontal).


Figura 1
A TRAJETÓRIA DA CONSCIÊNCIA



Quando um macho dominante reconhece a diferença entre as suas intenções e o seu impacto real, ele se torna mais propício ao feedback. Nós fornecemos este parâmetro em profundidade baseado no assessment 360°. Mostramos as entrevistas textualmente e codificadas por cores nas barras dos gráficos, mostrando como o cliente foi classificado em diferentes áreas de competência. Estes relatórios exercem enorme peso nos homens Alfa, porque eles são normalmente orientados para dados exatos. O próximo passo e também poderoso motivador é facilitar as reuniões entre o cliente e as pessoas que estão lutando para trabalhar com ele.
Por considerarem a base e estrutura dos fatos, os machos alfa tornam-se motivados a mudar somente quando eles vêem que isso pode conduzir a uma maior influência e a resultados mais sustentáveis. Quando eles vêem que o seu antigo comportamento tem uma desvantagem, eles tornam-se dispostos a trabalhar sobre aquilo que poderiam considerar como "suave" ou contraproducente: desenvolver formas mais eficazes para se comunicar e colaborar com os outros. Os homens Alfa que transformam sua potente inteligência em energia e determinação interna são capazes de uma transformação notável. 
O triângulo Alfa
Assim como o ato de fumar causa obstrução nas artérias e um grande número de sintomas, os machos alfa disfuncionais pode comprimir o fluxo de energia, informação e criatividade em uma organização, causando danos tanto em escala local como na totalidade do sistema. Um padrão comum é uma armadilha mortal, o que chamamos de triângulo alfa. Encontramos um modelo muito útil para compreender as conseqüências do comportamento padrão do macho alfa - e que ilustram essas conseqüências para os próprios Alfas. 
O triângulo é constituído por três tipos: vilão vítima e herói. Cada um reforça os outros dois: vilões se culpam, vítimas se queixam, heróis corrigem. Cada um estabelece um crédito específico de pagamento: vilões para obter poder, a vítima para obter simpatia, heróis para obter reconhecimento. Tal como os vilões, os machos alfa estão fora do eixo. Sua nobre intenção é ter as coisas prontas, mas quando insistem nesse objetivo de forma brusca, as pessoas que eles pensam que estão ajudando passam a se sentir vítimas - incompreendidas, maltratadas, e talvez até mesmo abusadas. Para completar o triângulo, o herói passa para limpar a bagunça.
Os machos alfa geralmente oscilam entre vilão e vítima. Eles intimidam as pessoas até as lágrimas e, em seguida, sentem pena de si mesmos por terem de lidar com esses incompetentes. Às vezes, eles também usam o costume do herói, se posicionam corajosamente à frente para apagar o incêndio que eles mesmos começaram. 
Cada um dos três papéis perpetua o triângulo alfa: vilões gostam de se sentir no controle, as vítimas precisam se sentir feridas, os heróis de amor para se sentirem honrados. E, porque cada jogador faz o jogo para manter o triângulo intacto, fica cada vez mais difícil de se quebrar. Como os diversos triângulos dentro de uma organização tornam-se entrincheirados, os sintomas variam desde traumas e pequenas irritações até doenças crônicas e definitivas catástrofes. A chave é a substituição do comportamento disfuncional do macho alfa por novos e saudáveis hábitos. Uma vez que a mudança ocorre, todos os demais no triângulo se ajustam automaticamente. É pura geometria: remova qualquer um dos seus três lados e um triângulo entrará em colapso.


Figura 2
O triângulo Alfa





Aqui está um exemplo: Walt foi um osso duro, um executivo alfa difícil de conduzir, com um temperamento quente. O que ele pensava ser o seu feedback construtivo, as vítimas viam como uma arma de destruição maciça. Seu pessoal encolhia-se de medo, seus parceiros perderam a sintonia com ele, e todos na empresa andavam nas pontas dos dedos em torno dele. Periodicamente, Walt levava suas queixas para o CEO, um inspirador alfa que amava o papel de herói. Ele aliviava os ferimentos da vítima, conversava com Walt, e, eventualmente, a sanidade e a serenidade eram restauradas. Na superfície, a sua abordagem foi sensata. Mas este padrão de comportamento se repetia porque Walt não tinha nenhum incentivo para mudar. Quando viu os resultados das entrevistas no assessment 360 °, Walt saiu. A síndrome foi claramente enunciada pelos seus colegas, que disseram coisas como "Walt é brilhante, mas ele é tão abrasivo e vexatório que ele não consegue obter o alinhamento”. 
De sua parte, o CEO percebeu seu próprio papel na perpetuação do triângulo. Imediatamente parou de agir como um herói e mais como um líder, dizendo a Walt que poderá haver sérias consequências se ele não mudar seu comportamento .
Com a sua motivação reforçada pelo CEO, Walt aproveitou a ocasião. Reconhecendo que a sua volatilidade estava impedindo os resultados, ele solicitou nossa ajuda e determinou-se a desenvolver mais habilidades de influência construtiva. O triângulo alfa ruiu, e o desempenho de todo o grupo aumentou intensamente. 

Pare de se defender e comece a aprender


Outra maneira de quebrar o triângulo é ajudar o macho alfa a responder menos defensivamente aos desacordos e a feedback críticos. Os Alfas tendem a oferecer feedback de maneira coerciva, colocando instantaneamente o interlocutor na posição de vítima. A vítima defende-se mesmo que passivamente, com explanações nervosas e justificativas tímidas, ou agressivamente, atacando ou transferindo a culpa.
A mesma coisa acontece com o desacordo. Porque eles pensam que tem todas as respostas, os machos alfa tem o hábito de explicar as coisas muito duramente, justificando e convencendo. Se os outros não entendem, eles passam a explicar de outra maneira, mais alto e energicamente. Começa o debate na discussão, o debate se transforma em argumento, o argumento se transforma em hostilidade. Se o oponente também é um Alfa, o resultado é a guerra, mesmo que o assunto seja de interesse mútuo. Alguém que não seja Alfa não é susceptível a atacar, mas se afasta em autodefesa para ganhar pontos. Desaparecendo com ele, portanto, fatos úteis e importantes pontos de vista e perspectivas que poderiam contribuir de outra maneira. Também se foi à oportunidade do Alfa em angariar suporte, ajudar as pessoas a aprender a reforçar o incentivo.Onde a autodefesa prevalece, ninguém recebe feedback construtivo, sendo assim, ninguém poder melhorar.
A figura 3 é uma poderosa ferramenta para monitar a defensividade. A pontuação mais alta na escala (+) representa baixa defensividade e maior abertura para o aprendizado. A pontuação mais alta na escala (-) representa muita defensividade e uma mente fechada para o aprendizado.
Você pode utilizar esta ferramenta para entender o padrão de escalonamento do macho Alfa, como também os seus próprios ou de outros que contribuíram no problema. Este pode ser um valoroso passo para formular melhores maneiras de fazer as coisas no futuro. A tarefa básica é mudar o comportamento de cada pessoa de alta pontuação no lado menor para a alta pontuação no lado positivo. Assim que uma pessoa mudar, você verá outras pessoas se movimentando na mesma direção. Veja figura 3
.

Figura 3  
Mudando da defensividade para o aprendizad



Encorajando a vulnerabilidade

Pensando ser o super-homem, os machos alfa gostam de parecer confiáveis e fortes, até mesmo invencíveis. Eles sentem que se não agirem como titãs sua credibilidade será minimizada e seus oponentes se transformarão em verdadeiros tubarões em busca de sangue. Porém, por mais paradoxal que possa parecer, mesmo fortes, os líderes de sucesso são sinceros sobre suas fragilidades humanas e são realmente vistos como autoconfiantes e corajosos. Eles realmente demandam mais respeito do que aqueles que passam com o peito estufado, com medo de mostrarem uma racha em sua armadura. Por isso nós encorajamos fortemente o macho Alfa a ser totalmente transparente sobre o que ele aprende e a afirmar publicamente o seu real interesse e comprometimento com o crescimento.
A verdade é que todo mundo já sabe que você não é perfeito. Tentando manter uma imagem de perfeição apenas o distancia de seus colegas o que contribui para que sua imagem como arrogante sobressaia. Por outro lado, se você expuser abertamente seu lado fraco, exibir o outro lado de si mesmo - será um autoconhecimento, será humilde, e parecerá ansioso por melhorar. Essa franqueza gera confiança, respeito e lealdade, fazendo seu trabalho muito mais produtivo, aumentando suas relações e elevando sua capacidade para novos níveis. Para ver como se abrir ou saber mais sobre sua autoproteção, responda sim ou não para as seguintes perguntas:

  • Quando as pessoas perguntam alguma coisa, tenho problemas para dizer, "Eu não sei".
  • Eu sempre encontro formas de deixar as pessoas saberem que eu sou mais esperto que elas.
  • Muitas vezes eu exagero o alcance dos meus conhecimentos e experiência.
  • Tento acobertar meus problemas até eu encontrar uma maneira de resolvê-los. 
  • Desvio a atenção de qualquer coisa que me faz ficar mal.
  • Por vezes, não me esforço para compreender as coisas quando eu estou realmente confuso.
  • Tento projetar uma imagem de determinação, mesmo quando eu não estou certo do que fazer.
Se você respondeu sim a mais de quatro ou cinco declarações, será melhor ajustar o seu estilo. No ambiente de trabalho atual, projetar a imagem de Super-homem faz o mesmo efeito da criptonita, enfraquecendo a sua capacidade de conduzir de forma eficaz. Plano inicial: baixar a guarda e ser real. Em nossa experiência, as empresas que determinam um prêmio para autenticidade, e autoconsciência são mais criativas, mais energéticas, e mais rentáveis. Se você duvida, tente este exercício mental: imagine um cenário em que o seu chefe tem problemas com o modo como você executa certas tarefas, e que o considera muito fraco para prosseguir. Agora imagine seu chefe entrando tempestuosamente em seu escritório, abrindo a sua porta e fazendo uma série de comentários humilhantes.Agora se imagine andando calmamente na direção de seu chefe e dizendo: "Estou ciente de que eu não estou fazendo um trabalho muito bom e quero comunicar que estou tentando melhorar. Eu tenho uma noção de como isso deve ser feito, e realmente preciso de você para por em prática, mas obviamente você não pode ler minha mente. Portanto, vamos tentar juntos”.Esta abordagem faria ele dar um pontapé em seu traseiro para conseguir que o trabalho seja feito? Você estaria ou não ganhando a confiança dele com sua lealdade?"".

Esta é a forma que encorajamos o líder alfa do sexo masculino reflexivo e autoconsciente. Se você fizer essa mudança, você estará pronto a superar os impulsos dominadores, combativos e a sabotagem que é a nobre intenção de muitos machos alfa. Você será capaz de trazer a tona seu pontecial alfa, em benefício da sua carreira e da organização